Sinopse: 

Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz. O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.


Gente PARA TUDO que o titulo desse livro é o resumo da minha vida toda! Assim que vi, sabia que teria que ler e quando percebi que era da Thalita Rebouças, comecei a ler no mesmo instante.
Teanira – mas podem chamar de Tetê – é uma adolescente na faixa etária de 15 anos que após seu pai perder o emprego e ter que vender a casa que tinham na Barra, mudou-se para a casa do seu avô e avó maternos em Copacabana, ao qual passou a ter que dividir o quarto com o bisavô.
A família da garota é completamente doida, os pais estão à beira de se separarem, sua avó é aquela típica senhora "falsiane" que adora se meter em tudo sem ser chamada, o bisavô é meio surdo e bem, tem o avô que em minha opinião é único que se salva ali e também o único que parece entender Tetê.
A protagonista nunca teve muitos amigos e sempre foi a patinho feio no colégio. A típica garota gordinha, atrapalhada e meio desleixada aos olhos alheios. O fato de seu nome ser a junção entre Tércio e Djanira (nomes dos seus avós) só é mais um motivo no meio de tantos outros para a garota sofrer o famoso bullying.
Para piorar a situação, Tetê que é viciada em músicas tristes, vive chorando e só se sente feliz na cozinha, começa a deixar sua mãe preocupada e a mulher que já é meio doidinha está totalmente convencida de que menina precisa de um psicólogo. Melhor do que todo o drama de Teanira só as conversas dela com Romildo, o terapeuta, que me rendeu muitas risadas ainda mais quando ela carinhosamente o apelidou de Romildão haha
Logo no primeiro dia de aula Tetê que não consegue esconder o nervosismo, fica realmente surpresa quando consegue fazer não um, mas DOIS amigos. Davi que é o típico nerd e vive com os avós e Zeca o amigo gay e meio doidinho que ao longo da história se transforma na fada madrinha de Tetê. Mas como é de Teanira que estamos falando, e a garota sempre parece dar um jeito de ferrar a própria vida, ela logo se apaixona por Erick, o cara mais lindo do colégio que é um amor de pessoa, mas que namora Valentina, a típica patricinha que vive cercada por diversas seguidoras. A partir de então, Tetê com a ajuda de Zeca passa a mudar o visual e a atrair olhares de pessoas que até então a ignoravam.
Um personagem que super vale a pena citar é o Dudu, irmão de Davi e por quem Tetê logo se vê apaixonada também. O fato de ela estar indecisa em relação a qual dos meninos escolher, deixa a história não só mais interessante como também nos deixa divididas em qual Team escolher: Team Erick ou Team Dudu, particularmente escolho o Dudu.
Uma coisa bacana é que como Tetê adora cozinhar, o livro é cheio de receitinhas maravilhosas e fáceis de fazer sem gastar muito.
Uma das coisas que mais gostei no livro, foi observar como Tetê através da ajuda de seus amigos conseguiu adquirir não só autoestima e confiança, como também ser mais feliz ao perceber que o que realmente importa é se aceitar assim do jeitinho que se é.
E é assim, de uma forma bem simples, divertida e informal, que a autora consegue nos levar por uma narrativa repleta de questões sérias, como o bullying, problemas familiares, perdas e até crimes virtuais, com uma maestria totalmente invejável.
Então, se vocês assim como eu já sofreram bullying alguma vez em suas vidas, são um pouco dramáticas, meio antissociais e estão a fim de dar boas risadas, recomendo que naveguem nessa história e se apaixonem por essa obra mais do que perfeita de Thalita Rebouças.

Deixe um comentário