Sinopse: 

Rafe saiu do armário aos 13 anos e nunca sofreu bullying. Mas está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta-voz de uma causa. Por isso ele decide entrar numa escola só para meninos em outro estado e manter sua orientação sexual em segredo: não com o objetivo de voltar para o armário e sim para nascer de novo, como uma folha em branco. O plano funciona no início, e ele chega até a fazer parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas as coisas se complicam quando ele percebe que está se apaixonando por um de seus novos amigos héteros. 








Livros com temática LGBT são sempre um dos meus preferidos e depois de ver essa capa maravilhosa e ler a sinopse, já estava apaixonada por Rafe e curiosa para saber tudo sobre ele. Então, dei inicio a essa leitura surpreendente, que me fez conhecer a história de Rafe e tudo que se passa com ele, além de me proporcionar diversas reflexões.
“Apenas um Garoto” gira em torno de Rafe, um garoto que corajosamente se assumiu gay aos 13 anos de idade e do qual teve sua orientação sexual aceita de forma fácil, não só por seus pais, mas também por todos os seus amigos. E se tratando de amigo, não posso deixar de citar Olivia, a cúmplice de Rafe desde quando eram apenas crianças.
O fato é que mesmo tendo sido aceito por todos, ele senti-se incomodado porque parece que não importa quem ele seja, as pessoas só enxergam essa característica nele. Então cansado de ser rotulado como o “Garoto Gay”, Rafe resolve se transferir para um colégio só de garotos em outra cidade/estado, com o intuito de omitir sua orientação sexual e começar totalmente do zero para poder, assim, ter a chance de ser apenas um garoto normal.
No começo seu plano funciona muito bem, ele consegue se enturmar e até entra para o time de futebol do colégio. Lá, não é considerado o “Garoto Gay” e sim “O Atleta”. No entanto, ele não contava que no meio dessa mentira, acabaria por se apaixonar por seu novo amigo, Ben, que por sinal é hétero.
No geral, esse é o enredo do livro, que já está bem resumido na própria sinopse. A escrita do autor, Bill Konigsberg, é simples, viciante e muito envolvente. O livro também é repleto de diálogos, o que deixa a narrativa ainda melhor, e em vários momentos possui reflexões do próprio Rafe, que é um personagem tão bem construído, que consegue nos fazer sentir e até mesmo viver na montanha-russa de emoções em que ele vive. E por falar em personagens, é impossível falar de “Apenas um Garoto”, sem citar os personagens secundários que são indispensáveis na construção desse livro maravilhoso. Começando por Olivia (que já citei no começo da resenha) uma amiga fiel, dessas que está contigo para o que der e vier. Também temos os pais de Rafe, que apesar de me irritarem às vezes a ponto de conseguir entender a vontade de sumir que Rafe possuía, são muito amorosos e compreensivos. Temos Ben, o garoto por quem Rafe acaba se apaixonando e que roubou meu coração desde sua primeira aparição. Outro personagem que merece destaque é o Sr. Scarborough, professor de redação/literatura, suas aparições são pequenas e não muito frequentes, mas é dono dos melhores conselhos e reflexões, o tipo de professor que todos gostaríamos de ter. E por ultimo, mas não menos importante, Toby e Albie, que foram acima de tudo responsáveis por me arrancarem risos, todo o amor do mundo pra esses dois. A leitura de “Apenas um Garoto” foi algo pra lá de prazeroso, daquelas que flui tão bem que a gente só percebe que terminou quando chega ao ultimo ponto final e fica com aquela ânsia por mais alojadinha no coração. É o tipo de romance que te convence a torcer até o ultimo capitulo, mas também é um livro real, cheio de lições e aprendizados que irá fazê-los refletir muito mais do que imaginam.

2 Comentários

  1. Também adorei ler este livro ♥ Pensamos praticamente as mesmas coisas sobre ele ♥

    Adorei o blog!! Obrigada por me convidar :)

    Já estou seguindo!

    Bjks

    Lelê
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz ao saber que compartilhamos praticamente as mesmas opiniões sobre o livro!

      Obrigada por ter vindo dar uma conferida em nosso cantinho :)

      Bjos

      Excluir