Olá pessoas! Essa semana eu tive a oportunidade de conversar e fazer uma entrevista super bacana com a queridíssima da Chris Melo. Ela contou um pouco sobre suas inspirações, Bienal, música, parcerias e muito mais. Confira:
Daiane: Prometo que não farei perguntas difíceis. Suas inspirações para escrever vem de alguma experiência que você vivenciou ou são todas fictícias? Chris: Acredito que a inspiração surge de coisas reais, frutos da vivência ou observação. No entanto, os personagens e a própria trama ganham proporções maiores e, de alguma maneira, se desprendem de mim, ganhando vida própria. Daiane: Em que momento você percebeu que queria seguir pelo caminho da escrita? Chris: Depois de escrever o meu primeiro livro. Eu só me descobri escritora depois de escrever e entregar a minha primeira história para os leitores. Eles me despertaram para a minha verdadeira vocação. Daiane: Que bacana! E falando em leitores, seus leitores te chamam carinhosamente de "Nicholas Sparks de saia". Como você lida com isso? O Nicholas é uma inspiração pra você ou esse apelido se deve apenas ao fato da semelhança de escrita? Chris: Na verdade, esse apelido surgiu assim que os primeiros leitores receberam o meu primeiro livro. À princípio, fiquei assustada por achar muito cedo para uma comparação ou ganhar um rótulo. Depois, descobri que o que aproxima meu texto do Sparks é a emoção que causa no leitor. Não é o gênero ou o jeito de escrever, é o sentimento que fazemos brotar durante a experiência de leitura. E isso sim é muito legal! Daiane: Se você pudesse escolher uma frase para definir o seu estilo de escrita, qual seria? Chris: Não escrevo por prêmios ou fama. Escrevo desde menina na tentativa de organizar o que penso e o que eu sinto. Escrever é um jeito de preencher o meu vazio, de acalmar meu coração ou de expressar minhas dúvidas. Eu escrevo por pura paixão e necessidade. Sempre foi e sempre será assim, independente do que aconteça. É meu jeito de desabrochar. Por tudo isso, minha escrita é definida como sensível e intimista. Acho que concordo com isso, rsrs. Daiane: E eu com certeza concordo com você. Chris, recentemente você participou da Bienal do Livro, né? Foi a sua primeira Bienal? Conta um pouquinho pra gente sobre como foi a experiência. Chris: Foi a minha terceira bienal do livro de SP como autora e é sempre extremamente emocionante. É maravilhoso perceber como, aos poucos, a carreira está evoluindo e como meu trabalho tem sido reconhecido. Participei de eventos muito gratificantes nos quais pude abraçar meus leitores e receber o carinho deles. Além disso, pude ver meu livro em destaque no estande da Editora Rocco que me recebe sempre tão bem. Estou ainda contagiada pela alegria que vivi nos últimos dias. Foi extasiante!

Daiane: Ai que lindo isso. É evidente o quanto seus leitores significam para você. Em "Sob a Luz Dos Seus Olhos" você descreve uma forma de amor muito intensa, profunda e complexa. De onde veio a inspiração para criar essa forma tão rara de amor?
Chris: Era exatamente o que eu queria. Na época, os livros mais românticos eram os sobrenaturais. Os amores mais intensos aconteciam entre humanos e outros seres como anjos, vampiros ou semideuses. Esse fato me fez pensar no sucesso desses livros e na possibilidade das pessoas estarem tão descrentes do amor que, para se envolver em uma trama romântica, fosse necessário misturar os mundos. Assim, decidi que contaria uma história de amor sobrenatural, único, mas que acontece entre duas pessoas comuns, entre dois humanos. Daiane: Eu não fazia ideia da origem e sinceramente, acho que o que você disse só torna a história ainda mais especial. Você pensa em fazer um spin-off ou até um livro todo focado no Phillip ou em outro personagem secundário? Chris: Em janeiro, também pela Editora Rocco, será publicado "SOB UM MILHÃO DE ESTRELAS" que contará a história de Cadu. É um spin-off de "SOB A LUZ DOS SEUS OLHOS" que nos permitirá conhecer uma nova história tão intensa quanto a de Paul e Elisa. Contei detalhes do próximo lançamento aqui: CLICANDO AQUI
Daiane: E além de "Sob a Luz Dos Seus Olhos", você já possui uma nova história em mente? Chris: Sempre estou escrevendo uma nova história e o que eu posso dizer por enquanto é que 2017 promete vir recheado de novidades.

Daiane: Viram isso pessoinhas? Vamos manter os dois olhos focados na Chris. Se você pudesse trazer a vida apenas um dos seus personagens, qual seria? Chris: Ah... que pergunta difícil... Eu os amo tanto e devo tanto a cada um deles que não seria capaz de tirá-los de seu mundo encantado. Eles são meus amigos imaginários, mas me trazem lições e sentimentos reais. Cada um já existe dentro de mim e isso basta.

Daiane: Você costuma conversar com seus personagens? Porque com certeza eu faria isso o tempo todo se eu fosse autora haha Chris: Eu não só converso com eles como também divido minha cabeça com eles. Quando estou muito imersa em uma história, acabo pensando como eles. Às vezes, vem uma resposta automática e eu concluo que não sou eu falando, e sim um reflexo das horas escrevendo como uma outra pessoa. É maluco, seu sei, mas é assim, rsrs.

Daiane: Isso é muito legal! Normalmente você costuma seguir um padrão de escrita? Como por exemplo, pensar nos personagens e suas características e só depois elaborar a história? Chris: Sim. Eu penso muito antes de começar a escrever. Eu penso nos personagens, na cidade, suas casas e em cada detalhe. Reflito sobre o motivo de contar tal história, o que eu estou querendo com aquela trama e como farei para atingir meu objetivo. Eu divago muito antes de começar a escrever de fato e só começo quando já estou envolvida o suficiente. Não há escrita para mim antes de muita reflexão. Acho que isso é a única coisa que se repete, o restante eu adapto conforme a história pede, cada livro tem uma estrutura e uma estratégia, gosto de variar.
Daiane: E durante esse processo de escrita você costuma ouvir música? Se sim, qual tipo? Chris: Escuto sim, mas a trilha muda conforme o clima da história. No livro "ENQUANTO A CHUVA CAÍA" você pode acompanhar a playlist com os trechos das músicas que abrem cada capítulo. Já "SOB A LUZ DOS SEUS OLHOS" e "O LIVRO DELAS" você pode conferir no spotfy. Vale a pena.

Daiane: Anotado! Você, fez uma parceria com várias autoras no livro "O Livro Delas". Você pensa em repetir o feito com algum outro autor? Chris: Sim! Amo parcerias. É uma experiência enriquecedora que pretendo repetir sempre.

Daiane: E por um acaso, tem algum autor específico que você gostaria de trabalhar? Chris: Tenho algumas parcerias iniciadas e outras aguardando um espacinho na agenda. Por enquanto é segredo, mas só consigo trabalhar com gente que admiro, isso é determinante.

Daiane: Olha a curiosidade me dominando aqui. Você se inspira ou já se inspirou em algum autor para criar suas próprias histórias? Chris: Não. Minhas inspirações são muito particulares. Como eu disse, minha escrita é muito íntima. O que acontece é admirar algum texto, algum formato ou reflexão e essa admiração gerar pensamentos que fomentam minha vontade de escrever.
Daiane: Entendi. Que conselho você daria para quem estiver planejando ou começando a escrever agora? Chris: Escreva! Faça isso por paixão, loucura, necessidade ou autoconhecimento. Ame seu idioma e o conheça, quanto mais recursos, melhor será seu texto.Ser escritor não exige muito além de disposição para se sentar e transformar em texto tudo o que está dentro de você. Ser autor publicado é outra coisa e gosto de acreditar que deve ser uma consequência natural e nunca o principal objetivo.

Daiane: Mas gente, com esse conselho mara deu até vontade de começar a escrever. Pra finalizar, você gostaria de deixar algum recado para os seus leitores? Chris: Que nos encontremos em muitas histórias e que vocês saiam com o coração repleto de todas elas. Obrigada pelo apoio e carinho. Amo vocês.

Daiane: Ai que amor. Chris, muitíssimo obrigada por nos dar essa entrevista, adorei falar com você. O nosso blog estará atento nas tão esperadas novidades que você lançará ano que vem. É realmente notório o seu amor pela escrita, parabéns pelas histórias lindas e especiais que você cria. Que a sua caixinha da inspiração esteja sempre recheada para que você possa compartilhar as suas emoções e criatividade com a gente! Chris: Obrigada, querida. Muito bom poder conversar com você. Muito obrigada por estar por perto, o apoio dos blogs é superimportante. Beijo enorme!

Mais uma vez, eu agradeço a Chris por ser uma fofa comigo e com o blog e desejo tudo de mais lindo nessa jornada da escrita que ela tem trilhado tão bem. Para quem não conhece os seus trabalhos, Chris é autora dos livros: "Meus Melhores Rascunhos", "O Que Não Diz A Lenda", "Enquanto A Chuva Caía", "Sob A Luz Dos Seus Olhos" (resenha aqui), além de participar do livro de contos "O Livro Delas". Aconselho que vocês procurem pelos seus trabalhos e como eu disse anteriormente, nós estaremos de olho nos seus futuros projetos, Chris!


Deixe um comentário