Sinopse: 

Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.





Madeleine Whittier tem 18 anos e foi diagnosticada desde bebê com uma doença rara e fortíssima chamada IDCG, Imunodeficiência Combinada Grave, mais conhecida como "Doença da Criança da Bolha" que a impede terminantemente de sair de casa pois, qualquer coisa no mundo, imagine ser alérgica ao mundo, pode acionar algum tipo de gatilho da doença e matá-la. Por este motivo ela foi criada de maneira diferente. Não tem contato com as pessoas, apenas com sua - super mega protetora - mãe e sua enfermeira - super amiga e maravilhosa conselheira - Carla. O livro é narrado por ela que nos conta tudo. Sua rotina é basicamente: ler bastante, ela mesma diz: "LI MUITO MAIS LIVROS QUE VOCÊ. Não importa quantos você tenha lido. Eu li mais. Tive tempo para isso." e estudar online, algumas aulas via skype, e muito raramente algum professor vai a sua casa, uma de suas matéria é Arquitetura. Tudo que chega à sua casa precisa ser descontaminado totalmente, o ar é repetidamente filtrado, tudo é branco e neutro, seus livros que passam por inspeções rigorosas são a única cor em seu quarto. Achei super interessante como ela escreve seu nome nos livros e oferece alguma recompensa, todas bem criativas para se o livro for achado e devolvido, mesmo ela sabendo que isso não vai ocorrer. As coisas mudam um pouco quando ela ouve o som de um caminhão de mudanças na casa ao lado. Repleta de curiosidade ela observa os vizinhos e até nos conta suas vigílias e tudo que observa sobre eles. Uma família composta por quatro pessoas: mãe, pai, filho e filha - Olly/Oliver e sua irmã Kara, sim ela sabe seus nomes, como eu disse ela os observava. Madeleine é instruída a manter distância, mesmo assim sua curiosidade é maior. A relação do pai com o restante da família é repleta de tensão, ela se preocupa com eles. Mesmo que ela mesma tente ignorar, Olly chama muito sua atenção. Da janela de seu quarto ela o observa sempre, até que eles se comunicam por mímica e ele escreve à caneta seu e-mail para que possam conversar. Assim começa uma linda relação entre eles. O Segredo de Madeleine. Até que somente as mensagens não parecem mais suficiente. O problema é sua doença e suas implicações. A mãe dela, é claro, percebe sua mudança de comportamento, a relação das duas era extremamente próxima e Madeleine passa a cancelar alguns de seus jogos e momentos juntas para conversar com Olly pela internet. Carla conta à ela das suspeitas da mãe e de forma muito engraçada descobre tudo, como se ela estivesse sendo muito óbvia. Carla é sua cúmplice, mantém seu segredo guardado e com muita insistência é persuadida à deixá-los se encontrarem na casa dela, claro que Olly tem que passar por descontaminação por uma hora, ficar bem longe dela e nada de se tocarem. Bom eles tentam, mas a cada encontro ficam mais próximos até que um dia se tocam, nada acontece com Madeleine - agora Maddy, apelido que ganhou do Olly. Os dois protagonizam cenas extremamente lindas, riem, fazem piada de suas situações e refletem sobre a vida e o futuro. Cada vez com mais borboletas no estomago, o toque das mãos dos dois faz com que sintam uma ligação incrível. Olly até diz: se com as mão nos sentimos assim, imagina o que um beijo faria. Maddy fica apreensiva e cada vez mais ansiosa para encontrar-se com Olly. Então eles se beijam e a vida muda. Infelizmente a mãe dela descobre seu segredo, a proíbe de falar pessoalmente e controla a internet para que ela possa usar APENAS para estudar. Ela também demite a Carla, contrata uma enfermeira nova, a enfermeira do inferno, segundo Maddy. Tudo volta a ser como antes da mudança de Olly e sua família para a casa ao lado, o que faz com que Maddy se veja novamente e ainda mais solitária em sua bolha. Todas suas experiências atuais mudam sua forma de pensar, antes ela vivia cada dia de igual forma, mas este contato com o mundo que ela tem através de Olly aumenta sua percepção do que tem perdido no mundo e ela não quer que isso acabe, vai ser capaz de arriscar sua vida para conhecer mais do mundo e através dessa experiência descobrir que talvez sua vida tenha sido uma mentira esse tempo todo e lamento dizer que se escrever mais deixarei diversos spoilers, por isso, leiam. Estou totalmente apaixonada por este livro. A narrativa super cativante, as frases que ficam para a vida e o desenrolar da história que nos prende e emociona a cada página, fez com que Nicola Yoon ganhasse seu espaço na minha lista de autoras preferidas. Suas referências à O Pequeno Príncipe, a outros livros e a forma como tudo nos é apresentado, seja escrito ou tão lindamente ilustrado - assim como essa capa linda - fez com que mal acabando a leitura eu já estivesse disposta a recomeçá-la.

Deixe um comentário