Sinopse: 

Cal acaba de entrar na faculdade e divide seu tempo entre aulas e festas com os amigos. Até que ele encontra Nicole Bentley, por quem ele foi apaixonado quando criança, e de quem nunca mais tinha ouvido falar desde que se formaram na escola, há mais de um ano. O único problema é que... aquela garota não é Nicole. Ela é idêntica à menina que conviveu com Cal, mas seu nome é Nyelle Preston e, ao contrário de Nicole, essa garota é impulsiva e ousada, e só quer aproveitar a vida. Quando os segredos do passado e do presente começam a colidir, de uma coisa ele poderá ter certeza: nada é o que parece ser. Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: e se pudéssemos mudar de rumo? E se nos permitíssemos apenas aproveitar o momento? E se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos?


Fiquei sabendo deste livro desde a época em que a Globo Alt fez a votação para escolha da capa, depois disso li alguns quotes que saíram e isso foi suficiente para que eu ficasse ansiosa para o seu lançamento.
O livro conta a história de quatro vizinhos: Richelle a mais divertida e animada da turma que sempre fora apaixonada por Cal Logan, que for sua vez era o único garoto do bando. Rae a típica amiga descolada e sem papas na língua e por fim Nicole, a garota tímida, calada e que vivia sob forte pressão dos pais para ser sempre perfeita.
Ambos cresceram juntos e eram amigos inseparáveis, mas tudo muda quando Richelle muda-se com os pais para São Francisco e Nicole passa então a andar com a elite mais popular do colégio, ignorando Cal e Rae, sem nenhum tipo de explicação.
Anos depois em outra cidade e já na faculdade, Cal conhece uma garota chamada Nyelle que é idêntica à Nicole. Porém essa não é tímida e muito menos certinha, muito pelo contrário, Nyelle é o extremo oposto de Nicole tratando-se de comportamento. Muitas vezes me fez até recordar da Alasca do livro “Quem é você, Alasca?” do John Green, por conta da sua espontaneidade. 
Por não saber o paradeiro de Nicole desde a formatura e por Nyelle ter certa semelhança com sua amiga de infância, Cal acaba ficando obcecado por ela. E é quando ambos viram colegas que o livro toma um rumo mais divertido e questionador, pois logo percebemos que além de misteriosa, Nyelle também é bastante enigmática, nos deixando com aquela dúvida se ela e Nicole seriam realmente a mesma pessoa ou não.
E apesar de a história ser contada pelo ponto de vista de Cal Logan, existem alguns pov’s entre Nicole e Richelle com flashbacks do passado que são responsáveis por responder muitas de nossas dúvidas.
O livro aborda de forma leve, temas como amor, perda, amizade e segundas chances. Mas eu diria que “E se for você?” nos faz, principalmente, pensar na vida e em nossas escolhas, nos fazendo refletir se somos quem queremos ser ou apenas o que esperam que sejamos.
Nas palavras da autora “E se for você? é sobre reconhecer aqueles momentos da existência em que uma decisão pode mudar o curso da sua vida. Abrace esses momentos. Viva cada dia sabendo que existe a opção de torná-lo melhor. Você pode começar de novo... todos os dias. O importante é pensar em sua felicidade e ser exatamente quem você deveria ser. Seja feliz.”

Deixe um comentário