Sinopse:
Jeremy Marsh é um jornalista cético que dedica a vida a investigar e desmentir fenômenos sobrenaturais. Ele está no auge do sucesso, prestes a ir trabalhar na TV, quando recebe uma carta curiosa.Nela, uma senhora relata a ocorrência de luzes estranhas e fantasmagóricas no cemitério de Boone Creek, uma pequena cidade na Carolina do Norte. Farejando uma boa história, Jeremy sai de Nova York e vai passar uma semana lá.
Quando começa suas investigações, ele conhece a obstinada Lexie Darnell. Responsável pela biblioteca local, ela está determinada a proteger as pessoas e a cidade que tanto ama - e nem um pouco disposta a confiar no forasteiro. Depois de sofrer pelo término de dois relacionamentos, ela tem duas certezas: a primeira é de que seu lugar é em Boone Creek, e a segunda é de que não se pode acreditar num homem tão sedutor quanto Jeremy.
O que ela não imagina é que o jornalista também tem suas feridas. Ele nunca conseguiu superar completamente a dor de seu casamento desfeito e a frustração de saber que jamais poderá ser pai.
Enquanto tenta descobrir a verdade por trás das luzes do cemitério, Jeremy tem que desvendar também os próprios sentimentos e se vê diante de escolhas muito difíceis, entre elas a de voltar para a vida que conhece em Nova York ou fazer algo completamente novo: acreditar.
O milagre é um romance que explora os maiores mistérios de todos: os do coração.
Jeremy March é um jornalista divorciado, nascido em uma família grande e que possui uma enorme vontade de ser pai, porém suas chances de ser fértil é muito pequena. Jeremy trabalha em uma revista como colunista e muitas vezes, como freelancer não apenas para aumentar sua renda, mas também para se livrar da solidão que o persegue (oh dó). Ele é uma espécie de Scooby Doo, conhecido por desmascarar videntes, farsantes e até autoridades que usam do mundo sobrenatural para tirar dinheiro dos menos conhecedores. É então que Jeremy é chamado para desvendar uma antiga lenda em Bonne Creek, que vem assustando os moradores da cidade. A lenda diz que devido a um desentendimento dos antepassados, uma maldição foi lançada sobre o cemitério da cidade e segundo ela, o cemitério afundaria e seria atormentado pelos fantasmas dos escravos (que aparecem em forma de luzes), habitantes da região na época.
Jeremy é completamente descrente no sobrenatural e tudo que ele não possa provar a existência, incluindo o amor a primeira vista. Porém quando finalmente ele chega a cidade, conhece Lexie Darnell, uma bela bibliotecária inteligente e que logo de cara desperta o interesse de Jeremy. Mas como eu sempre digo, nada nessa vida é fácil e Lexie não possui planos em se envolver com ninguém, principalmente com alguém que só está de passagem pela cidade. É então que Jeremy se vê dividido entre o seu emprego e Lexie, e passa a pedir por um "milagre" para não ter que dizer adeus a nenhum dos dois.
Há quem diga que "O Milagre" é o livro mais fraco de Nicholas, porém eu não vejo desse jeito. Creio que o autor manteve o foco no mistério principal do livro e o romance acabou ficando para segundo plano. Mesmo assim, os poucos momentos de interação do casal são pura intensidade e uma fofura só, o que nos impede de ficar muito tempo julgando a falta de aprofundamento nos personagens como casal. A narrativa é toda envolvente e acaba nos deixando em nível extremo de curiosidade quanto as luzes noturnas.
O final é provavelmente o mais adorável de todos os finais desenvolvidos por Nicholas e se você é um admirador do autor ou mesmo de romance, este livro é uma ótima opção para te manter com todos os neurônios focados em desvendar essa história.


