Douglas Adams é Brilhante! A série composta de cinco maravilhosos livros - com certa controvérsia em relação a este número, de acordo com Adams são apenas quatro livros, mas exite um quinto livro que é considerado por muitos, parte da chamada "Trilogia de 5 livros" de Douglas Adams - que contam as aventuras de Arthur Dent, Ford Prefect, Tricia McMillan (Trillian), o robô mau humorado Marvin e o excêntrico Zaphod Beeblebrox de um modo único que é característico de Adams.
Com inteligência e muito humor, Adams cria um Universo fictício extremamente exótico, repleto de situações inesperadas, mas ao mesmo tempo não abandona ou deixa de lado as questões reais do nosso planeta. Por meio de sátiras extremamente reflexivas, repletas de muito bom humor, temas inteligentes, científicos, de alienígenas e humanos, ele desenvolve sua história. Fala de política com ousadia, ironiza comportamentos humanos, reflete sobre o sentido da vida, quais questões a regem e a busca por suas respostas. Ele faz com que nos divirtamos e ao mesmo tempo reflitamos.
Confira a sinopse de cada um dos cinco livros e deixe-se ser encantado com os irreverentes personagens e os acontecimentos na vida desses mochileiros.





                O Guia do Mochileiro das Galáxias

Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.





                  O Restaurante no fim do Universo

O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante no Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba numa explosão total? A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da Galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível.



                



                     A Vida, o Universo e Tudo Mais

Após as loucas aventuras vividas com seus estranhos amigos em O guia do mochileiro das galáxias e O restaurante no fim do universo, Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um grito de horror por estar preso àquela monótona e assustadora rotina.
Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.





                   Até Mais e Obrigado pelos Peixes!

Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer estranhas criaturas, Arthur está de volta ao seu planeta. Tudo parece igual, mas ele descobre que algo muito estranho aconteceu na sua ausência. Curioso com o fato e apaixonado por uma garota tão estranha quanto o que quer que tenha acontecido, ele parte em busca de uma explicação.





                       Praticamente Inofensiva

Espalhados pelos mais insondáveis cantos da Galáxia, Arthur, Ford e Tricia iam tocando suas vidas da melhor forma que podiam, mas tudo se complica novamente quando eles se reencontram. Tentando manter a sanidade e salvar a si mesmos, eles acabam assistindo juntos ao inevitável destino da Terra. Com reviravoltas surpreendentes, Praticamente Inofensiva traz aguardadas respostas, lança novas perguntas e, acima de tudo, faz o leitor lamentar o fim da saga de Dent e seus companheiros.






Além destes cinco , encontramos mais dois livros que nos levam de volta a companhia destes personagens, e suas aventuras. 
Trata-se de "E tem outra coisa" de Eoin Colfer que foi autorizado, pela família de Douglas Adams a publicá-lo. Após a morte de Douglas Adams em 2001, parecia impossível retornar a este Universo, mas foi sob o ponto de vista de Eoin Colfer que podemos nos aventurar mais uma vez.
O outro livro é "O Salmão da Dúvida", que reune textos de Douglas Adams não publicados, que revelam um pouco mais sobre estes personagens e outras questões.
Confira mais sobre estes livros também:

                                 E tem outra coisa

Fãs de todo o mundo estavam órfãos de novas aventuras dos personagens mais loucos da ficção cientifica desde que o último livro da série O Mochileiro das Galáxias foi escrito em 1992. Com a morte de seu autor, Douglas Adams, parecia absolutamente improvável que Arthur Dent, Ford Prefect, Tricia McMillan e Zaphod Beeblebrox voltassem a aprontar, depois de tantos anos perdidos no espaço, sem que ninguém tivesse notícia deles.
Mas, como a improbabilidade é o que move o universo de Adams, eis que surge Eoin Colfer para resgatar nossos heróis e metê-los em confusões ainda mais alucinantes ao lado de vogons, peixes-babel, deuses desempregados, computadores irascíveis e alienígenas que dedicam sua imortalidade a ofender todos os seres do Universo. Seguindo de forma magistral o estilo característico de Douglas Adams e fazendo diversas referências aos cinco volumes da trilogia original, Colfer resgata o humor dessa fantástica série e apresenta um novo destino para os personagens mais amados da Galáxia.



                                   O Salmão da Dúvida

Douglas Adams mudou a cara da ficção científica com a série interplanetária O Mochileiro das Galáxias. Infelizmente, ele fez sua própria viagem para além da Terra cedo demais, deixando milhares de fãs órfãos. Agora mais uma vez os leitores vão poder se deleitar com a sagacidade desse grande autor.
Reunindo textos encontrados no computador de Adams após sua morte, este livro traz uma coletânea de histórias, resenhas, artigos e ensaios inéditos, além de oferecer um retrato raro da personalidade do homem por trás da obra: a devoção aos Beatles, o ateísmo radical, o entusiasmo pela tecnologia, a luta obstinada pelos animais em vias de extinção.
Mistura de homenagem póstuma ao autor com último presente a seus fãs, O salmão da dúvida é profundo, excêntrico, provocante e divertido.




Deixe um comentário