Ficha Técnica
Data de Lançamento: 6 de agosto de 2010 Duração: 2h 28minDireção: Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Ellen Page; mais
Gêneros: Ficção Científica, Suspense
Nacionalidades: Eua, Reino unido
Sinopse: Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.
Assisti sem ter nenhuma grande expectativa inicial, minha prima me recomendou e simplesmente fui conferir, sensacional, obrigada Dany ;)
Através de um método curioso de induzir as pessoas ao sono e se conectar a mente delas, Cobb tem sua fama, ele é expert nessa arte, utilizada para roubar segredos valiosos da mente das pessoas, apagar ou colocar algo nela, tudo conforme o pedido de seu cliente. Cobb está proíbido de retornar aos Estados Unidos após à morte de sua esposa Mal, pois ele é suspeito de tê-la matado. Desde o início sabemos que ele esconde um segredo que só posteriormente é revelado.
Desesperado para rever seus filhos, ele aceita mais um trabalho. À pedido do empresário japonês Saito (somente porque ele lhe prometeu, com sua grande influência, fazer uma ligação e limpar seu nome para que possa voltar para casa e rever seus filhos - que tem medo de não se lembrar mais como são). O Inimigo de negócios de Saito morreu e seu império será colocado nas mãos de seu filho Richard, que teve uma relação bastante complicada com o pai, e que com os conselheiros que tem por perto pode acabar prejudicando Saito.
A intenção é fazer Richard desmembrar o império de seu pai. Cobb começa a reunir sua equipe para este trabalho e a planejar cada detalhe dessa delicada missão.
Nesse time incrível temos: Arthur, que entende de técnicas necessárias para este trabalho. Ariadne, estudante de Arquitetura recrutada e treinada por Cobb e Arthur para projetar o cenário para o sonho. Eames, que consegue se disfarçar, por ser capaz de mudar sua aparência física dentro dos sonhos, nessa missão ele será alguns conhecidos de Richard. E Yusuf, um químico que formula sedativos poderosos.
Quando o pai de Richard morre eles precisam entrar em ação rapidamente. O local e momento escolhido é o voo de longa duração de Richard para Los Angeles. Nos sonhos o tempo é diferente, você pode passar dias lá e quando acordar serão somente horas. Também não pode se machucar ou morrer, devido a influência dos sedativos e se houver múltiplas camadas de sonhos a pessoa acaba indo parar em um limbo (um mundo de sonhos não construídos, por um tempo aparentemente indefinido).
O plano deles tem cerca de algumas semanas nos sonhos, a invasão a mente de Richard não é nada fácil, como ele foi treinado, existem projeções suas, armadas e prontas a atacar, como um sistema de defesa contra doenças. A partir daí muita ação e o mais louco, eles sonham dentro do sonho, vocês precisam assistir para entender, certamente não é a toa que venceu nas categorias de, melhor fotografia, melhores efeitos visuais, melhor edição de som e melhor mixagem de som.
Prestem bem atenção, qualquer detalhe que deixar escapar vai deixá-los confusos.
É um filme incrível, nem tenho palavras para descrever, fiquei bastante intrigada com o enredo desse filme, parte dele é constituído de realidade, o mundo como conhecemos, mas é só até aí, sobre entrar na mente das pessoas e fazer com que façam algo que você deseja, implantar ideias, roubar segredos poderosíssimos, criar ambientes para os sonhos e conseguir conectar-se com a mente do outro é realmente muito, digamos, louco. Me fez pensar e se fosse - por isso adoro ficção, possibilidades - real. Deu até vontade de assisti-lo novamente agora.
E a questão do filme bem no início é: "Qual o maior parasita de todos?"
Só assistindo para entender/saber ;)


