Sinopse:
Em Deslembrança, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro à noite e dorme, cada mínimo detalhe do dia que passou desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade do que como uma limitação. As coisas começam a se complicar com a chegada de um garoto novo no colégio, Luke Henry. Os dois se apaixonam e começam a namorar, mas misteriosamente London não consegue enxergá-lo no seu futuro. Dessa forma, todo dia é como se o conhecesse pela primeira vez. Quando conturbadas imagens de um funeral invadem sua mente, London percebe que é hora de começar a decifrar passado esquecido, para conseguir mudar o futuro que a assombra. Sem saber de quem é o funeral, ela vai acabar esbarrando em segredos da família que seriam melhor não serem revelados.Li este livro há alguns séculos atrás, mas recentemente vi alguém comentando sobre ele e achei válido compartilhá-lo com vocês. Antes mesmo de ler a sinopse, eu já me encontrava apaixonada pelo nome e a capa, que é tão fofa quanto a história.
Deslembrança é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de London Lane, uma adolescente de 16 anos que tenta levar uma vida normal, apesar do seu problema inexplicável de memória. Todas as noites, exatamente as 4:33 da madrugada, London perde completamente sua memória recente. O por quê disso acontecer ou o momento em que isso começou é um grande mistério para ela. E não é apenas a perda da memória que a acompanha, London possui alguns flashes de acontecimentos do futuro durante o sono também. Para não se sentir totalmente perdida em sua própria vida, London faz anotações dos fatos importantes que aconteceram durante o dia e os lê assim que acorda, além de contar com a ajuda da sua melhor amiga e de sua mãe durante a trama.
Apesar de London não ter ideia nenhuma do seu passado e ter todas as razões para ser uma personagem dramática e triste, ela é acompanhada de um bom humor e uma determinação contagiante que barram o exagero. Além das características citadas acima, London possui uma mania super fofa de tentar identificar as pessoas olhando apenas para os seus sapatos, e confesso que durante a leitura eu me peguei com a mesma mania.
London consegue conciliar sua rotina com os conflitos de sua memória traidora, até que um novo aluno misterioso chamado Luke Henry surge para virar sua vida de cabeça pra baixo. Assim que o vê, London sente uma conexão no mesmo instante e o empenho de Luke em conquistá-la, é apenas uma razão a mais para a encantar. Mesmo tendo um sentimento evidente por Luke, London não consegue vê-lo em seu futuro e após o surgimento do rapaz em sua vida, London começa a ter pesadelos e flashes de um funeral, porém sem saber identificar se são do futuro ou lembranças do passado. Luke nos deixa perceber que ele esconde algo sobre o passado de London e com o decorrer da história, seus segredos vão sendo revelados.
Apesar do mistério inicial, o foco da narrativa se torna o desenrolar do casal, que nem de perto se torna cansativo ou meloso. London e Luke são aquele casal fofo que apesar de seus altos e baixos, a gente fica torcendo desde o início pra que dê certo.
Cat Patrick consegue evoluir a história de uma maneira envolvente, conseguindo nos fazer sentir na pele da personagem e entender completamente seus conflitos internos. Se "Deslembrança" fosse um filme, seria daqueles que a gente faz um baldão de pipoca e não consegue tirar os olhos da tela. Instigante, misterioso, adorável e simplesmente fofo, Deslembrança é um livro que você não vai esquecer tão cedo.