Sinopse:
August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.Extraordinário para mim é sem dúvida um livro que deve ser lido por todos. Apesar de ser a história de uma criança - e acredito que também por isso - o livro traz aqueles ensinamentos que as crianças tem a nos oferecer, pequenas coisas que às vezes não paramos para pensar ou não damos muito valor, que julgamos conhecer sem nem de fato o fazer.
Auggie efrenta dificuldades na escola, que é uma novidade para ele, e uma vez que na escola ninguém tinha conhecido alguém como ele, não foi fácil fazer amigos pois os colegas se mostram bem resistentes a sua presença. Aos poucos Auggie mostra com sua simplicidade que as aparências não importam se nos deixarmos conhecer o próximo, deixar as nossas diferenças de lado, absorver e mostrar tudo de bom que temos em nós mesmos e que o próximo também possue.
O livro tem uma característica muito boa, que é não ser escrito apenas no ponto de vista do pequeno Auggie, mas alguns capítulos pertencem a outros personagens (seus familiares, colegas da escola, e outros envolvidos na história) que expressam suas opiniões, o que vivem e também o que aprendem depois de tudo, pois, o Auggie chega e muda a vida de todos.
Como o próprio nome do livro define, Auggie é um garoto extraordiário, que o dicionário define como: que foge do usual ou do previsto; fora do comum. Acredito que é isso que a R. J. Palacio quer transmitir, é mais assim que precisamos ser para mudar o mundo , menos previsíveis e comuns, com nossas pequenas ações e atitudes, sendo sempre gentis e principalmente não julgando um menino - ou qualquer outra pessoa - pela cara. Tornando a vida Extraordinária.
Vos convido a se emocionar grandemente a cada página, rir com cada história assim como eu, e conhecer frases inspiradoras - que o livro nos dá como preceitos ensinados por um professor do Auggie, não vou falar muito sobre os preceitos - espero que fiquem curiosos. Leiam Extraordinário, aprendam o que puderem com ele e "Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."


