Sinopse:
Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.Se alguém me perguntasse qual livro, na minha opinião, TODO mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida, sem dúvidas, minha resposta seria o “Quarto”. Ele aflorou tantas sensações e sentimentos em mim, que é até difícil de descrever, mas posso garantir que foi uma experiência única poder lê-lo.
O livro é contado pelo ponto de vista do inocente e inteligente Jack, um garotinho de apenas cinco anos, fruto de um estupro, que vive trancado em um quarto com sua mãe que tenta ao máximo protegê-lo e lhe dar uma educação apesar das circunstancias.
A mãe de Jack é uma mulher determinada, protetora, amorosa e acima de tudo criativa, que sempre garantiu que seu menininho pudesse ter uma infância feliz e inocente. Além é claro, de ensina-lo noções de valores, caráter e respeito, mesmo com os poucos recursos que tinha.
Para Jack tudo que existe é o quarto, o restante que ele vê pela TV faz parte do Lá-Fora, algo que ele acha não estar ao seu alcance. E assim como toda criança, ele é cheio de questionamentos e em uma dessas perguntas sua mãe percebe que tudo que eles têm ali não é suficiente, então decide fugir do cativeiro contando com a ajuda de seu filho.
A historia começa a fluir exatamente depois da fuga, onde vemos Jack tentando se adaptar ao Lá-Fora e a tudo que o mundo tem de melhor e pior, e também vemos sua mãe tentando superar os traumas causados pelo Velho Nick (estuprador) e os danos que ficaram depois de tantos anos aprisionada.
O livro apesar de ter partes lindas e singelas, é bastante sombrio e triste, pois trata de questões importantes como a educação, abuso e aborto, sendo quase impossível de ser lido sem derramar umas lagrimas e torcer para que algum futuro seja possível para ambos. Você também passa a sentir raiva do Velho Nick, a admirar a dedicação e amor da Mãe e a se surpreender com Jack e sua ingenuidade, esperteza e coragem.
Então caso você apenas tenha visto ao filme (O Quarto de Jack) recomendo que leia o livro também e prepare-se para se emocionar e deixar-se levar por essa historia que é ao mesmo tempo intensa e simples, mas principalmente questionadora.


