Sinopse:
Summer Johnson, de 24 anos, sabe duas coisas. A primeira é que devido a uma piora rápida de uma condição médica, ela terá que fazer uma cirurgia arriscada em 3 meses que pode ou não acabar em morte. A segunda coisa é que ela gostaria de se apaixonar antes de isso acontecer.Assim que chega a primavera no litoral da Florida, Summer resolve arriscar e baixa um novo aplicativo de namoros - e depois de uma mensagem intrigante de um lindo surfista chamado Cooper Nichols, fica claro que talvez a história de seus últimos meses sob o sol está prestes a ser revisada completamente. Tudo que ele tem que fazer é escrever algo que valha a pena ler.
Afetuoso, honesto, devastador e triunfante, THE SUMMER REMAINS explora a batalha humana travada na era digital: a procura do amor que irá durar além desse temporário empréstimo de ossos. Em uma era quando muitos se sentem compelidos a compartilhar e re-compartilhar tudo sobre tudo, prepare-se para sentir um amor tão especial que irá te fazer querer abraça-lo e mantê-lo com você para sempre.
Sabe aquele livro que você sabe que vai te destruir e te fazer chorar por um bom tempo mesmo antes de começá-lo? Pois bem, este é o caso de "The Summer Remains".
O livro começa apresentando a rotina da jovem Summer Johnson, que apesar de muito bem humorada e realista, nunca namorou e tem esse enorme desejo de encontrar alguém que a ame independente de sua cicatriz no rosto e todos os problemas de saúde que a acompanham. Summer nasceu com uma deformidade na garganta e por conta disso possui várias complicações, incluindo não poder comer alimentos sólidos. Logo no início, Summer descobre que por conta desta doença, ela terá que fazer uma cirurgia, da qual ela tem 50% de chance de sobreviver. É então que ela vê este período até a cirurgia como sua última chance de se apaixonar e mesmo indo contra a opinião de sua mãe, Summer decide que o risco de fazer alguém sofrer perante a sua condição vale a pena ser arriscado. Summer baixa um aplicativo de namoro e após vários trotes cruéis, ela encontra o fofo de morrer e aspirante a escritor Cooper Nichols.
Os dois se encontram e é perceptível que Cooper também possui um passado doloroso que provavelmente, não vai querer dividir com ela tão cedo. Summer então tem a brilhante (e com "brilhante" eu quero dizer idiota, estúpida e afins) ideia de não contar a ele sobre a sua cirurgia e todo o risco de vida que ela corre. Os dois continuam se encontrando e conforme o tempo até a cirurgia vai diminuindo, a aflição de Summer vai aumentando junto com os seus sentimentos por Cooper.
Daí em diante, o ritmo da história acelera e nós nos pegamos em uma montanha russa de sentimentos, que varia entre carinho pelos personagens, medo pelo final da história e esperança que tudo termine bem.
O que mais me tocou sobre a história, além de todas as frases maravilhosas que podemos nos identificar perfeitamente, provavelmente foi o fato de Cooper se esforçar tanto para fazer Summer perceber que era bonita independente da cicatriz e qualquer um que dissesse o contrário não merecia nenhum crédito. E mesmo após todo o esforço de Cooper, Summer não conseguia entender o motivo do amor que ele, sendo todo bonito, atraente e confiante, dizia ter por ela que acreditava ser completamente o seu oposto.
Este foi provavelmente um dos livros que mais me desidratou, ao ponto da pessoa aqui precisar fazer algumas pausas durante a leitura para tomar uma água e limpar as lágrimas da lente do óculos.
"The Summer Remains" possui duas continuações, sendo elas "Autumn Rising" que conta um pouco mais da história da melhor amiga problemática de Summer (e que não conseguiu conquistar 20% da minha simpatia, devo acrescentar) Autumn, e "Invincible Summer" que tem como foco a vida de Cooper após os ocorridos em "The Summer Remains".
Seth King consegue nos fazer perceber o quão superficiais e mesquinhas as pessoas podem ser, ao mesmo tempo que nos faz ter um pouquinho mais de fé na humanidade com personagens como Cooper. Seth é aquele autor que nós devemos manter os olhos abertos e acompanhar todos os seus lançamentos, mesmo sabendo de antemão que o rapaz nos fará sofrer horrores em todos os seus trabalhos.
Então se um dia desses você se pegar querendo sofrer por um livro, "The Summer Remains" vai superar os seus anseios e provavelmente te deixar depressivo por uns bons dias.


